"A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível."

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Santuario Basilica do Divino Pai Eterno



Nossa História

A Associação Filhos do Pai Eterno - AFIPE - nasceu a partir do desejo do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno de congregar o maior número possível de fiéis católicos e devotos do Divino Pai Eterno, com a finalidade de proporcionar auxílio na vivência da fé, e, a partir deles, propagar esta devoção a todos os que amam a Deus. A AFIPE iniciou sua ação em maio de dois mil e quatro.Hoje conta com uma equipe de funcionários prontos para atender os Filhos e Filhas do Pai Eterno. 
Os trabalhos desenvolvidos pela AFIPE têm colaborado para o amadurecimento e vivência da fé de milhares de famílias que se renovam no compromisso pessoal, comunitário e, principalmente, na vida prática cristã. As doações recebidas são voltadas para projetos pastorais do santuário, de maneira especial a evangelização por meio da televisão. Através de campanhas realizadas em Festas do Divino Pai Eterno, foi possível montar uma estrutura televisiva onde são transmitidas ao vivo as celebrações no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Além disso, a associação promove ações sociais tais como: creches, atendimento a famílias carentes e também melhorias na estrutura física do santuário para melhor acolher cada fiel devoto que à casa do Pai acorre.


Pai Eterno

Deus Pai – 1ª pessoa da Santíssima Trindade; aquele para quem nada é impossível. O Pai Eterno é amoroso e criou o mundo para manifestar sua bondade, sua glória e beleza.
Jesus Cristo – 2ª pessoa da Santíssima Trindade; o Filho predileto, o ungido e enviado para nos redimir de nossas faltas. O verbo que se encarna para nos salvar das trevas, que nos reconcilia com Deus, modelo de nossa santidade.
Espírito Santo – 3ª pessoa da Trindade; é o Paráclito, o Espírito de Verdade, procede do Pai e do Filho, e com Eles é adorado e glorificado.
Maria – Esposa do Espírito Santo, mãe de Deus porque é a mãe de Jesus. A imaculada conceição, a nova Eva, a mãe de todos os viventes. É a humanidade presente junto ao mistério da Santíssima Trindade.
Você – Você é parte desta Família de Amor. Desde a sua concepção, o Pai Eterno lhe criou para manifestar no mundo a ternura, a inteligência, a beleza: tudo por meio de você e de sua vida. Ele tem um amor eterno por você!


Devoção

A devoção ao Divino Pai Eterno teve início por volta de 1840, com o casal de agricultores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira. Eles vieram se estabelecer nas proximidades do Córrego do Barro Preto, distante aproximadamente vinte e dois quilômetros do município de Campininha das Flores (Hoje "Campininha das Flores" é o bairro de Campinas, de onde se originou a cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás).
Constantino, um homem muito religioso, sua esposa também era, começou a trabalhar na terra para plantação. Certo dia, enquanto eles lidavam no campo, a enxada tocou em algo rígido que não era pedra. Ao conferir, notaram ser um medalhão belíssimo de barro, com tamanho em torno de meio palmo de circunferência, e onde estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Eles beijaram o medalhão sagrado e o levaram para casa.

Constantino e seus familiares começaram a rezar o terço, principalmente aos finais de semana. Numerosos prodígios, graças e milagres começaram a acontecer. A notícia se espalhou e aos poucos outros moradores locais passaram a rezar juntos ao Divino Pai Eterno.
Constantino, um homem muito religioso, sua esposa também era, começou a trabalhar na terra para plantação. Certo dia, enquanto eles lidavam no campo, a enxada tocou em algo rígido que não era pedra. Ao conferir, notaram ser um medalhão belíssimo de barro, com tamanho em torno de meio palmo de circunferência, e onde estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Eles beijaram o medalhão sagrado e o levaram para casa.
Constantino e seus familiares começaram a rezar o terço, principalmente aos finais de semana. Numerosos prodígios, graças e milagres começaram a acontecer. A notícia se espalhou e aos poucos outros moradores locais passaram a rezar juntos ao Divino Pai Eterno.

Santuário: surgimento

O santuário é um lugar sagrado, é um ambiente onde Deus se comunica com os homens; é a morada de Deus, que expressa e identifica o próprio Senhor.  O santuário tem um sentido profundo em nossa vida. Ele nos propicia um convívio mais com Deus e com os outros. O Santuário do Divino Pai Eterno é essa casa, esse pedacinho do céu aqui na terra, no coração do Brasil, que acolhe e revela de maneira singular o amor misericordioso do Pai a cada filho, a cada filha que aqui chega.

Santuário Velho


A origem do Santuário do Divino Pai Eterno remonta a meados do século XIX. Por volta de 1848 fora construída a primeira capela coberta com folhas de buriti. Tempos depois, uma capela maior foi edificada às margens do Córrego Barro Preto. Uma terceira capela foi erguida em 1876. Já o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno foi inaugurado em 1912. Este primeiro Santuário passou a ser mais conhecido como Santuário Velho, e é a Paróquia Matriz de Trindade.

Santuário Novo

Para marcar o centenário da Romaria de Trindade, em 1943 D. Emanuel Gomes de Oliveira, arcebispo de Goiás na época, fez o lançamento da pedra fundamental do atual Santuário Novo. Em 1955, apesar de todos os esforços, a obra ainda não havia saído dos alicerces. Em 1957, com a criação e instalação da Arquidiocese de Goiânia, D. Fernando Gomes dos Santos, primeiro arcebispo desta Arquidiocese, apresentou um projeto para a construção do Santuário. A partir de 1974 já era possível a realização da novena e festa do Divino Pai Eterno no local.

Acabamento

Em 1994 iniciou-se a reforma e adaptação do prédio, no sentido de dar a ele a dignidade de ser chamado “Santuário do Divino Pai Eterno”. Com ajuda dos romeiros e devotos, o templo foi totalmente reformado, e está ornamentado por 59 vitrais, além de outros 17 instalados na cúpula sobre o altar. Com o piso revestido por granito, possui ainda: secretaria, sacristia, copa, sala para os ministros da eucaristia e atendimento vocacional. No subsolo, existem três capelas, 20 confessionários, sala dos milagres e banheiros. A praça em torno do Santuário foi totalmente revitalizada, e uma grande rampa foi construída para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais e automóveis até a porta principal do templo.


Basílica

No seu sentido primitivo, era, no Império Romano, um local grande, construído para uso público, onde se administrava a justiça. O Imperador Constantino, convertido ao cristianismo, concedeu várias basílicas civis para o exercício do culto. Em vários lugares do Império começaram a construir igrejas no modelo das basílicas romanas para a reunião dos fiéis e celebração dos mistérios sagrados. A Arquibasílica do Santíssimo Salvador, tradicionalmente chamada de “São João Latrão”, devido à devoção nela expressa a São João Batista e São João Evangelista, é a catedral do Papa, “a cabeça de todas as igrejas no mundo” - (Basílica Maior).
Com o tempo, desejando honrar as igrejas que devotavam à Cátedra de Pedro, uma especial devoção e que eram modelo de vida litúrgica para outras igrejas, os papas passaram a condecorar estas igrejas com o título de Basílica Menor. A maior riqueza e o maior privilégio das basílicas são, justamente, o espiritual imensurável! A Basílica é a Roma na Diocese.
A Basílica do Divino Pai Eterno é uma prova de que esta devoção tão peculiar, aqui tributada à Primeira Pessoa da Santíssima Trindade, não é somente sentimento, mas verdadeira teologia. Em todas as Basílicas, deve ser cultivado também o culto à Maria Santíssima, Filha do Pai Eterno, Mãe do Salvador e Esposa do Espírito Santo: modelo da Igreja e da vida cristã, na qual todos nos inspiramos no exercício das virtudes.

Sacrossanta Basílica do Divino Pai Eterno


D. Washington Cruz c.p., arcebispo de Goiânia, enviou um pedido a Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos para que o, até então Santuário do Divino Pai Eterno, fosse elevada à categoria de Basílica Menor. Em 4 de abril de 2006, o Papa Bento XVI concedeu este título ao Santuário e, em 18 de novembro de 2006, se deu a instalação da Sacrossanta Basílica. Ela é a única Basílica no Mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

Os Redentoristas

Por volta de 1891, o bispo de Goiás, Dom Eduardo Duarte da Silva, solicitou o auxílio dos missionários da Congregação do Santíssimo Redentor, por meio do seu superior na época. Eles chegaram à região em 12 de dezembro de 1894, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, e fixaram residência em Campininha das Flores. 
Em 29 de Maio de 1895 aconteceu a entrada oficial dos Missionários Redentoristas em Barro Preto. Só em 1924, os religiosos passaram a ter residência fixa em Trindade-GO. A presença dos Missionários Redentoristas, padres e irmãos, no espírito de Santo Afonso de Ligório, aos poucos transformaram a fisionomia das Romarias: inserindo um processo de educação na fé dos fiéis, criando novas comunidades, auxiliando na organização eclesial da Diocese, criando novas paróquias e atendendo sem medir esforços todo o povo de Deus, sem se importar com a distância.
Nos dias atuais, os Missionários Redentoristas administram a paróquia composta por quarenta comunidades. De maneira especial, cuidam do Santuário Velho onde anunciam o Evangelho a milhares de fiéis; atendem confissões; realizam batizados; e acolhem às diversas pessoas que procuram auxílio.

Para saber mais sobre a congregação religiosa  no estado de Goiás, acesse:  

www.paieterno.com.br